Você sabia que um celular comprado nos EUA é bem de uso pessoal mas o comprado no Paraguai não é? Entenda!

Você sabia que um celular comprado nos EUA é bem de uso pessoal mas o comprado no Paraguai não é? Entenda!
Você sabia que um celular comprado nos EUA é bem de uso pessoal mas o comprado no Paraguai não é?
Celular dos EUA x Celular do Paraguai - qual é bem de uso pessoal?

A lei estabelece uma cota por pessoa para compras no exterior. Além dessa cota, há os produtos que podem ser comprados e tidos como de uso pessoal: nesse caso, o produto, por exemplo, um celular, não entra na cota.

Na teoria, a regra é essa. Porém, na prática, algumas ações não explícitas na lei são aplicadas, como a análise das "circunstâncias da viagem".

É pela 'circunstância da viagem' que se você comprar um celular nos Estados Unidos, o mesmo passa a ser bem de uso pessoal e extra-cota. Mas, se o mesmo celular for comprado no Paraguai, em Ciudad del Este por exemplo, não considera-se de uso pessoal e, portanto, entra na cota, sujeito a pagamento de imposto de importação se passar da cota.

Os agentes da Receita Federal do Brasil afirmam que a lei é aplicada igualmente para todas as pessoas e em relação a todos os países. O que eles alegam sobre esse tratamento 'distinto' (os agentes não confirmam ser tratamento diferente) em relação ao Paraguai são as 'circunstâncias da viagem', ou seja:

- Se for aos Estados Unidos, você se hospedará lá e usará o celular por lá, o que caracteriza uso pessoal.

- Se for ao Paraguai e não se hospedar, for apenas para comprar o celular e logo voltar, não caracteriza uso pessoal.

Se você precisa de mais informações a respeito dessa questão é necessário consultar diretamente algum agente da Receita Federal, visto que não há informações escritas oficiais sobre o assunto.

Leia mais:
Quais documentos são necessários para entrar no Paraguai?
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário