Você já viu Terra Roxa? Em Foz do Iguaçu só tem dela!

Você já viu terra roxa? Em Foz do Iguaçu só tem dela!
Você já viu Terra Roxa? Em Foz do Iguaçu só tem dela! viver em foz do iguaçu
Solo de Terra Roxa em Foz do Iguaçu
O nome 'Terra Roxa' se refere ao solo, à terra, ao chão que pisamos aqui em Foz do Iguaçu. E foi dado a partir do trabalho de imigrantes italianos na lavoura de café: eles diziam que ia trabalhar a "terra rossa". Rosso, em português, significa Vermelho. Os brasileiros uniram uma coisa à outra e passaram a chamar solo de Terra Roxa ou de Terra Vermelha.

A Terra Roxa ou Terra Vermelha é encontrada principalmente aqui no Paraná, e também em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Sua origem pedológica é fruto da decomposição de rochas arenito-basálticas. Em outras palavras, na Era Mesozóica houve um astronômico derramamento de larva vulcânica aqui no Sul do Brasil, o que enriqueceu o lugar de minerais de ferro dando essa coloração vermelha ao solo local.


O solo de Terra Roxa é bem produtivo, com alta fertilidade onde se desenvolve todas as culturas, em destaque: a soja, o trigo, o café, a cana-de-açucar, o milho, e outros grãos.

A Terra Roxa também é encontrada aqui ao lado, na Argentina, na vizinha Província de Misiones e de Corrientes. Porém, lá chama-se 'Tierra Colorada'.

Leia mais:

Tá caro pra chuchu; Vê se pode Foz do Iguaçu!
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário