O Marco das Três Fronteiras está em reforma: vale à pena visitá-lo agora?

O Marco das Três Fronteiras está em reforma: vale à pena visitá-lo agora?
O Marco das Três Fronteiras está em reforma: vale à pena visitá-lo agora?
Marco das Três Fronteiras: Obelisco iluminado. Em 24/01/2017, às 20:18h
 O Marco das Três Fronteiras está localizado em Foz do Iguaçu, mas o atrativo é mais antigo que a própria cidade! Em 1985, o local deixou de abrigar o Porto Meira e caiu no esquecimento ficando praticamente abandonado: sem segurança, com apenas um quiosque de alimentação, enfim, sem estrutura para recepção turística.

Em 2015 a prefeitura fez licitação para uma reforma e administração do Marco das Três Fronteiras, e a empresa vencedora foi a mesma que administra o Parque das Cataratas do Iguaçu: Cataratas S/A. Sem demora, a empresa criou um cronograma de três etapas de reconstrução e remodelação ambiental e paisagística do Marco das Três Fronteiras.

As duas primeiras etapas já finalizaram. Estamos na terceira. Porém, as visitas ao local não foram impedidas, visto que a empresa, que já ganha tufos e mais tufos de dinheiro pois administra diversos locais turísticos, tem urgência em reaver toda a grana que está a ser investida no atrativo: são R$ 27 milhões, e claro, passar logo a viver só do lucro.

Mas, mesmo durante a reforma vale à pena visitar o local? Sim, vale! A reforma está a ser feita de forma isolada, sem que os turistas tenham contato direto com as obras e os trabalhadores. Mas, apesar disso, há alguma coisa para se vê por lá? Sim, há! Mas, no bom espanhol: no hay muchas cosas, no!

O Marco das Três Fronteiras foi, na realidade, capitalizado pela empresa. Fato é que ao entrar no local tem-se o salão com as bilheterias para compra dos ingressos, e para entrar definitivamente no atrativo turístico não há outra opção senão a de passar obrigatoriamente por dentro da lojinha de lembrancinhas, ou como dizem os capitalistas: souvenirs!

Com isso, o atrativo se difere dos demais porque ao invés de permitir vê as maravilhas em primeiro lugar para depois comprar as lembranças do local, o fato é invertido: primeiro vê as lembranças e só depois, se ainda estiver disposto, é que vê as maravilhas.

Com tudo, finalizo: vale à pena visitar o Marco das Três Fronteiras nesse período de reforma. E atente: no local há restaurante, parquinho para as crianças, banheiros, o mirante e o próprio Marco das Três Fronteiras, que é um obelisco, além de um espetáculo de dança e encenação indígena que inicia às 21:30h.

Leia mais:

Dicas rápidas sobre o que fazer em Foz do Iguaçu
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário