Vai visitar as Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu? Saiba tudo aqui!

Vai visitar as Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu? Saiba tudo aqui!
Saltos das Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu
Saltos das Cataratas do Iguaçu

Já ouviu falar sobre as Cataratas do Iguaçu? Provavelmente sim! Trata-se do mais famoso Parque brasileiro de conservação da natureza, e fica localizado aqui na Tríplice Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

Mas o Parque é mais conhecido pelas gigantescas e volumosas quedas d'água: são cerca de 275 delas, porém todas só podem ser vistas quando o rio Iguaçu está em média vazão.

A parte mais larga do rio atinge 2.780m de largura. Acima das Cataratas, ele possui 1200m de largura e vai estreitando até os 65m rio abaixo. A parte pertecente ao Brasil é de apenas 800m de largura, e o restante de 1.900m pertecem à Argentina.

A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m³ por segundo, variando de 500 m³/s nas ocasiões de seca a 8.500 m³/s nas cheias. O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março.

As principais quedas d'água ou saltos estão dispostos voltados para o lado brasileiro. Ou seja, você avista de longe as cachoeiras. as águas despencam numa altura que varia de 40 a 80 metros.

O Parque das Cataratas do Iguaçu possui diversas trilhas para o turista percorrer, a pé, de bike ou veículo motorizado. A principal trilha é a das Cataratas, que possui 1.200 metros de extensão com alguns mirantes. Ao longo dessa trilha você entrará em contato com os Quatis, mas cuidado, eles mordem! Ao final da trilha há uma passarela com acesso à mais bela queda d'água, de aproximadamente 90 metros de altura

As formações das Cataratas começaram a aproximadamente 200 mil anos atrás, na foz (final) do rio Iguaçu. Em tupi-guarani significa 'Água grande" (Y - 'água", e guaçu - "grande").

As cataratas do Iguaçu possui uma boa estrutura de recepção com Centro de Visitantes, que possui lockers pagos, tenda de informações, bilheteria, , fraldário, telefones públicos, sanitários, cafeteria, loja de lembranças e exposição ambiental permanente.

Possui amplo estacionamento para 70 ônibus de turismo, 20 vans, 900 automóveis e 50 bicicletas e motos.

As principais atrações são, na sequência: a Trilha do Poço Preto, o Macuco Safari e a Trilha das Bananeiras, a Trilha das Cataratas, o Hotel das Cataratas (que é $$$), e o Espaço Porto Canoas com ambulatório para socorrer os mordidos pelos Quatis, uma lanchonete, um restaurante, lojas de souvenirs e telefones e banheiros.

Vale lembrar que você deve deixar seu veículo no estacionamento, pagar por isso junto à compra do ingresso no Centro de Visitantes, e dirigir-se à Plataforma de Embarque. Lá você tomará um ônibus panorâmico (em dias de chuva deverá ser ônibus fechado) e percorrer 10km até as Cataratas do Iguaçu.

O passeio é prazeroso e rende muitas fotos. Você poderá ficar o dia todo dentro do Parque das Cataratas. Só lembre-se: cuidado com as onças-pintadas!

Leia mais:
11 passeios turísticos (e de graça) para fazer em Foz Iguaçu
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário