Vamos falar Paranaês? Saiba como se pronuncia as palavras Elaine, Bocaina, Roraima e Banana

Vamos falar Paranaês? Saiba como se pronuncia as palavras Elaine, Bocaina, Roraima e Banana
Vamos falar Paranaês? Saiba como se pronuncia as palavras Elaine, Bocaina, Roraima e Banana
Pronúncia do Paranaês das palavras Elaine, Bocaina, Roraima e Banana
O Paranaês é a versão do Português falada pelos paranaenses e simpatizantes. Como em todas as versões, sotaques e dialetos de um idioma, no Paranaês há também seus encontros e desencontros com a norma culta gramatical.

Ontem estava a conversar com um paranaense e citei o nome de uma professora de Direito da Unioeste. Com o meu original piauiês, falei: - É a É-lai-ni. E ele de imediato me 'corrigiu': - A professora Ê-lãin-ne?

No Paranaês é comum diversas palavras sofrerem a nasalização. Isso geralmente ocorre nas sílabas que antecedem ao "n" ou "m". 

Os exemplos são (escritos em Paranaês e separados por sílabas para entender melhor a pronúncia): Ê-lãin-ne, Bô-cãin-na e Rô-rãim-ma.

Com o meu piauiês pronuncio essas palavras tal qual se separa as sílabas, assim: É-lai-ni, Bó-cai-na e Ró-rai-ma.

Mas, há as exceções. No Paranaês, os paranaenses não nasalizam quando falam a palavra Ba-na-na. Já eu e meu piauiês, nasalizo, pois sempre digo Ban-nan-na!

Há erros e acertos, encontros e desencontros, encantos e desencantos, mas a língua falada é mesmo distinta da escrita, e o importante aqui é ser compreendido e interpretar que as versões portuguesas são manifestações culturais do nosso rico Brasil!

Leia mais:
Você sabe onde o Paraguai fala português?
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário