Foz do Iguaçu, uma opção brasileira para curtir um frio europeu!

Foz do Iguaçu, uma opção brasileira para curtir um frio europeu!
Foz do Iguaçu, uma opção brasileira para curtir um frio europeu
Pessoas agasalhadas e até cobertas com manta, e névoa na Avenida Paraná durante frio europeu em Foz do Iguaçu

Está de férias, ou simplesmente quer tirar uns dias de folga para curtir um frio daqueles de rachar a cuca? Pois vem para Foz do Iguaçu! Não sabe onde fica, pois leia isto!

Muitos acreditam que somente na Europa, ou na Rússia, nos Estados Unidos, ou no Canadá que faz frio intenso, mas saiba: no Brasil há lugares que até nevam! Em Foz do Iguaçu não há esse tipo de precipitação, porém há dias de muito frio, com sensação térmica mais gélida ainda.

Tudo começa já na metade do Outono (21 de março a 21 de junho), e vai ganhando força até setembro, quando finaliza o Inverno (21 de junho a 23 de setembro). Especialmente no Inverno, as temperaturas podem chegar a 0º! Pode também haver geadas. Nesse período as roupas de frio são inevitavelmente indispensáveis, pois mesmo nos dias ensolarados as temperaturas permanecem baixas com ventos gelados o que reflete uma sensação de frio intenso.

Muitas pessoas usam até três calças, sendo uma delas aquela que por aqui chamam de "meião", que seria a conhecida "segunda pele", pois fica colada ao corpo. Camisas ou blusas também podem ser usadas aos pares e sobre elas a jaqueta de frio, isso porque peças jeans ou de tecidos sem forros não são suficientes. A meia, de espessura grossa como as de algodão, passam a ser um acessório necessário, mesmo estando dentro de casa. Outras pessoas vão além e usam gorros, toucas, luvas, cachecóis, e até protetores de orelha!

Para os motociclistas, as luvas de mão ou de guidão e muitas vezes as máscaras balaclavas, como também jaquetas windscreen de couro, por exemplo, são necessários para enfrentar o frio e o vento gelado cujos se tornam mais intensos à velocidade com que se conduz a moto.

É válido lembrar que todo esse resguardo para não padecer com o frio é aplicado mesmo estando trancafiado em casa. Na hora de dormir, por exemplo, as mantas são as que resolvem a situação, e empreguei o termo no plural porque são necessárias duas delas para cada pessoa. Muitos preferem também ligar o aquecedor.

Os banhos têm de ser com água quente. Para os chuveiros ou duchas com três estágios de temperaturas, nos momentos mais frios pode-se usar o segundo ou até mesmo o terceiro estágio. Desligado o chuveiro, todo o procedimento de vestir roupa deve ser feito rápido pois os 'tremeliques' não vão te deixar em paz, rsrsrs... Não é exagero nem história de trancoso, mas algumas pessoas, vamos dizer assim, reduzem a quantidade de banhos por mês nesse período de frio.

Para lavar as louças, é outra situação que merece cuidados especiais, visto que a água sai tão gelada que arde a pele e dói os ossos das mãos. Para evitar parte desse transtornos podemos usar luvas de borracha. Porém, há casas que possuem um sistema de calefação da água que pode ser por aquecimento solar, e nesse caso usa-se uma placa de captação de energia do sol e um reservatório térmico (boiler), ou é utilizado o convencional sistema a gás.

Nos dias mais frios em que o ar está bem gelado, ao falarmos o ar quente que expiramos se condensa e formam as gotículas de água que na aparência é aquela famosa fumacinha que sai da boca. Isso é comum para quem vive em Foz do Iguaçu, mas para um turista que veio de um lugar quente, vivenciar essa experiência é, no mínimo, divertido!

É durante o Inverno, nesse frio europeu, que os iguaçuenses se lançam a tomar as bebidas quentes, como os chás de ervas e de frutas, e principalmente o chimarrão. É comum se vê nas mãos das pessoas não aquelas garrafinhas de plástico com água mineral, mas, aquelas garrafas térmicas com café ou simplesmente água quente para o chimarrão.

Os dias geralmente amanhecem encobertos no horizonte por névoas e neblinas que muitas vezes é necessário permanecer ligados as luzes dos postes públicos e dos veículos para que não comprometa totalmente a visão. Junto a isso corrobora o fato de que durante o Inverno, o clarear do dia em Foz do Iguaçu se dá apenas por volta das 7 horas da manhã!

Enfim, a rotina dos iguaçuenses muda bastante por todo o período frio de Inverno. Cuidados típicos são tomados todos os dias a fim de evitar problemas, porém, tudo isso é muito bom e prazeroso de sentir, afinal, tudo se torna mais belo a começar pela paisagem que se transforma num espetáculo de beleza sem igual!

É Foz do Iguaçu uma opção brasileira para curtir um frio europeu com direito a zero grau, geada, chuva e fumacinha pela boca!

Leia mais:
Tempo e Temperatura em Foz do Iguaçu: Frio de rachar a cuca com geada e termômetro marcando 1ºC!
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário