Tempo e Temperatura em Foz do Iguaçu: Tornado passa a 157 km de Foz

Tempo e Temperatura em Foz do Iguaçu: Tornado passa a 150 km de Foz
Tempo e Temperatura em Foz do iguaçu: Tornado passa a 150 km de Foz
Duas horas depois do tornado em Marechal C. Rondon, nuvens carregadas e muito vento em Foz do Iguaçu, Campus Unioeste
Esta foto tirei ontem, quinta-feira dia 19 de novembro, por volta das 18 h no campus da Unioeste em Foz do Iguaçu. Motivado pelo forte vento que abanava o local, olhei para o céu e percebi facilmente que aquela formação de nuvens carregava consigo condições de gerar algo catastrófico. E de fato gerou.

Na cidade paranaense de Marechal Cândido Rondón, aqui mesmo da região fronteiriça, e distante cerca de 157 km de Foz do Iguaçu, esta formação que fotografei passou por lá por volta das 16 h do dia 19 em forma de tornado, o que causou destruição e danos irreparáveis. Um tornado é um fenômeno atmosférico de grande magnitude formado por uma coluna de ar que gira em forma de redemoinho ligando o solo a uma nuvem.

O Sistema Meteorológico do Paraná do Instituto de Meteorologia - Simepar classificou o tornado em Marechal Cândido Rondón como de categoria F1 (escala Fujita que considera a velocidade do vento) com ventos que atingiram 115 km/h, e a professora Karin Hornes, geógrafa da Unioeste, afirmou que se tratou de três tornados sendo da categoria F2. Independente da categoria, os danos causados e já contabilizados até o momento que escrevo são, segundo a Defesa Civil:

- quase 32 mil pessoas afetadas;
- 500 pessoas desabrigadas;
- 20 pessoas feridas;
- 1 pessoa em estado grave, na UTI;
- 1,5 mil casas afetadas;
- 200 empresas afetadas;
- fornecimento de água e energia interrompido;
- danos de mais de 40 milhões de reais;
- decretado estado de emergência;
- estudo para decretar estado de calamidade pública.

O tornado também atingiu a cidade de Quatro Pontes e outras próximas a Marechal Cândido Rondón, além da cidade de Iruña, no Paraguai, que dista 116 km de Foz do Iguaçu.

O tempo e a temperatura em Foz do Iguaçu também sofreu alterações. Toda aquela formação de nuvens despencou sobre a cidade em forma de chuva com muitos ventos, e a temperatura baixou aos 19ºC e previsão de mínima para hoje (dia 20) de 13ºC.

Leia mais:
Tempo e Temperatura em Foz do Iguaçu: Tanta água que a Itaipu abriu as comportas
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário