Tempo e Temperatura em Foz do Iguaçu: Tanta água que a Itaipu abriu as comportas

Tempo e Temperatura em Foz do Iguaçu: Tanta água que a Itaipu abriu as comportas
Tempo e Temperatura em Foz do Iguaçu: Tanta água que a Itaipu abriu as comportas
Comportas da Itaipu vertendo água
Hoje, 20 de outubro, em plena primavera da vida, Foz do Iguaçu registrou nos pouquinhos termômetros de rua a marca dos 40°C! Isso, portanto, aqui no Sul do Brasil, mas nas demais regiões a situação também é de quentura, e a culpa é de um cara que ninguém o entende: é um tal de El Niño!

Apesar dos 40 graus de Foz, a região sul tem tomado um baita banho de água e de granizo. A culpa é do El Niño. Enquanto chove no sul e se padece com as enchentes, as demais regiões brasileiras sofrem com a seca.

Dar para entender? Pois bem... com os 40°C, a Itaipu - localizada aqui em Foz - teve que abrir suas comportas para que o excesso de água jorrasse livremente. E olha que é muito água: jorrou o equivalente a duas Cataratas do Iguaçu (por minuto)!

Esse fenômeno acontece geralmente de ano em ano. Então a última vez que a Itaipu abriu as comportas foi no ano passado? -Não! Foi nesse ano, entre os dias 11 e 27 de julho!

Mas, como assim muita água e 40 graus nos couros? Tem que perguntar ao El Niño, até porque foi ele quem forçou o vertimento nas comportas da Itaipu. Isso porque, enquanto rios estão secando, outros estão enchendo até a tampa, como são os casos dos rios paranaenses Ivaí, Piquiri e Tibagi.

Então, o negócio é o seguinte: A Itaipu opera comumente no volume de água entre 218.30 a 220.30 metros acima do nível do mar. Se passar disso, a coisa vaza, e vaza muito viu!

E enquanto escorre aquele turbilhão de água, há um grupo consideravelmente numeroso que faz a festa: são os turistas!

Veja o turbilhão de água vertendo das comportas da Usina Hidrelétrica de Itaipu

Leia mais:
11 passeios turísticos (e de graça) para fazer em Foz Iguaçu 
Quanto vou gastar para conhecer os principais atrativos de Foz do Iguaçu? 
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário