Curso de Churrasco, você só vê isso no Sul?

Curso de Churrasco, você só vê isso no Sul?

Curso de Churrasco, você só vê isso no Sul?
E aí, vamos fazer o Curso de Churrasco?

Ontem, dia primeiro de Junho, passando pela Rua Edmundo de Barros, no centro de Foz do Iguaçu, vi e li a faixa acima que anunciava a realização de um curso pra lá de exótico: o Curso de Churrasco! A faixa que estava amarrada à grade do estacionamento do Supermercado Max, não continha muitos detalhes: apenas a oferta do curso e um número de celular para obter possíveis respostas às indagações.

Fiquei ali parado, olhando e pensando mil e tantas ideias; formulando setecentas mil perguntas... Esse tipo de anúncio só se vê aqui em Foz do Iguaçu? Será que cursos de churrasco é uma das muitas singularidades da região Sul do Brasil, ou especificamente, da cidade de Foz? 

As muitas perguntas se interrogavam mutuamente aqui na minha cuca. Não lembro de ter visto em algum momento a oferta de um Curso de Churrasco. Tenho eu a ideia de que churrascar é algo tão corriqueiro, aparentemente, tão inerente aos nossos atos de diversão. Afinal, levanta a mão quem nunca comeu, ou pelo menos, ouviu falar de churrasco. 

Pois bem... há, por tal, a necessidade de um churrasqueiro profissional ou "domingueiro" fazer um Curso de Churrasco? O que tanto se pode aprender em tal curso, senão aquilo que por experiência de vida já se sabe: carne, carvão, margarina, sal, higiene...? Ou de fato, seria o Curso de Churrasco apenas uma manifestação cultural da região, visto que o Sul do Brasil é conhecido como o maior degustador de churrascos?

Uma rápida e despretensiosa pesquisa me trouxe um Norte (bom seria se fosse um Nordeste, rsrsrs) que respondeu algumas perguntas. Um Curso de Churrasco aborda assuntos que vão desde conceitos de churrasco, passando por higienização do ambiente, tipos de churrasqueiras e materiais para o churrasco, até tipos de carnes e temperos e forma de preparo. No mais, aqui em Foz do Iguaçu, há uma pessoa que é considerada um mestre na arte do churrasco. Pronto.

Acredito que em outras regiões brasileiras o tal curso possa também existir, quem sabe de forma tímida. Aqui também não é tão divulgado mas a ideia de se oferecer um Curso de Churrasco certamente é entranhável à cultura local que, há muitos e muitos anos, transmite de pais a filhos a arte de churrascar, criando formas distintas de preparo da carne e da forma de assá-las. A este respeito indico um vídeo bem legal, que mostra perfeitamente uma técnica muito usada aqui no Sul, especialmente em Foz do Iguaçu, de como churrascar uma carne, ou melhor, muitas carnes!

Mas, finalizo perguntando: você já ouviu falar sobre o tal Curso de Churrasco? Será que em sua região, Estado ou cidade é comum este tipo de curso?

Leia também:
O primeiro almoço em Foz do Iguaçu: um desafio gastronômico
Ei, você! Vai querer Geléia de Pimenta?
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário