Avenida Brasil: a rua que era de barro e hoje sonha em ser Shopping - Parte 1

A rua de barro que sonha em ser Shopping



A rua de barro que sonha em ser Shopping - Parte 1
Avenida Brasil
A rua sobre a qual me refiro é, na verdade, a que aqui se conhece como Avenida Brasil. Embora eu a chame de rua, mas em nenhum relato por mim pesquisado vir referir-se à Avenida Brasil como "rua", exceto quando a avenida era chamada por um outro nome: Rua Botafogo.

Mas isso remonta à história sobre a fundação da cidade de Foz do Iguaçu, que em tais primórdios, a Avenida Brasil, então Rua Botafogo, foi surgindo de forma estreita e empoeirada e por vezes lamacenta.

Por ser a primeira rua da cidade de Foz do iguaçu, a Avenida Brasil, que recebeu tal denominação a partir da década de 50, se tornou a principal via da cidade.

Por aqui surgiu a primeira padaria, o primeiro hotel, o primeiro cinema, o primeiro bar, o primeiro armazém, o primeiro açougue, a primeira alfaiataria, enfim, a cidade nasceu onde hoje é a conhecidíssima Avenida Brasil.

Daquele tempo para cá, muitas coisas mudaram. O barro cedeu lugar para o asfalto e as casas residenciais foram destruídas e no local construídos prédios, não muito altos, para acomodar o comércio.

Atualmente, temos a Avenida Brasil como o pólo de compras e também diversão. 

Na avenida Brasil, a partir do início - que fronteiriza com Avenida República Argentina - e descendo até o final - fronterizando com a Avenida Jorge Schimmelpfeng - temos uma plêiade de comércios variados.

Mas tudo isso levou anos e necessitou de grandes mudanças no modo de ver e aceitar o progresso. Houve conflitos, sem dúvida, afinal, imaginem o local onde um dia funcionou um bar familiar hoje acomodar o Magazine Luíza; ou ainda onde funcionou o primeiro Hotel da cidade, hoje funcionar o banco HSBC!

Precisou de mudanças! Precisou de asfalto - que chegou à avenida somente na década de 60. Mas hoje a avenida Brasil permanece firme com seu status de principal via da cidade de Foz do Iguaçu.

Não deixe de conhecer:
A nossa lista de Imobiliárias em Foz do Iguaçu
Os maiores Supermercados em Foz do Iguaçu
A nossa lista de Supermercados em Foz do Iguaçu
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário